domingo, 13 de junho de 2021

13/06/21

 S. Antônio de Pádua ou de Lisboa (1195-1231)


Natural de Lisboa, Portugal, S. Antônio foi um importante pregador itinerante do século XIII. Ligado aos agostinianos, estudou teologia em Coimbra, onde conhecera os relatos do martírio dos cinco franciscanos mortos em Marrocos. Desejoso de tornar-se também mártir, ingressou no pequeno convento franciscano em S. Antônio dos Olivais, mudando o nome Fernando para frei Antônio. Chegou a partir para Marrocos, mas caiu doente, tendo de retornar a Portugal. As intempéries, porém, fizeram o navio aportar na Sicília. Na Itália conheceu Francisco de Assis e, incentivado por ele, inicia sua pregação itinerante, surpreendendo a todos com sua sabedoria e conhecimento. 


É invocado com a seguinte oração:


Glorioso S. Antônio, que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o Menino Jesus, alcançai-me deste mesmo Jesus a graça que vos peço e vos imploro do fundo do meu coração (pede-se a graça). 


Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores não olheis para os meus pecados, mas antes fazei valer vosso grande prestígio junto a Deus para atender meu insistente pedido.


Santo Antônio de Pádua! Rogai a Deus por nós! Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário


DEIXE SEU RECADO